RT CRO/RS CD 9902
SIMONE APARECIDA COSTA ARGENTA
EPAO 4715
Endodontia (Canal) Next item Clínica Geral

Endodontia (Canal)

A endodontia consiste na área específica da odontologia voltada para o tratamento de doenças e lesões na polpa e na raiz dos dentes. A endodontia também é conhecida popularmente como tratamento de canal e consiste na remoção do tecido mole que se encontra no canal do dente que pode estar inflamado, infectado ou necrosado.

A quebra do dente ou quando uma cárie é profunda e acaba afetando sua polpa – parte viva e repleta de vascularização e terminações nervosas localizadas dentro da raiz – são os principais motivos que geram a necessidade de um tratamento endodôntico. Quando sua polpa se danifica, ela pode infeccionar ou morrer e precisa ser retirada para que não cause dores e nem comprometa ainda mais a saúde bucal. Infecções podem se espalhar para as demais estruturas bucais, como os ossos da arcada dentária, a gengiva, além dos demais dentes, por isso é essencial procurar uma clínica odontológica assim que surgir qualquer desconforto.

Somente um dentista pode diagnosticar o desenvolvimento de uma doença que precise de tratamento de canal. Uma das situações mais comuns na endodontia é quando uma cárie se torna muito profunda, atingindo a polpa dental.

 

Como é feito o tratamento de canal?
O procedimento consiste na remoção de todas as estruturas inflamadas de dentro do canal, com isso são eliminados os vasos sanguíneos e o nervo, deixando o canal vazio em um primeiro instante.

A remoção da polpa dentária afetada é um processo cirúrgico minucioso, realizado essencialmente com a aplicação de anestesia. Para evitar a extração do dente, o odontologista realiza o tratamento de endodontia e são necessárias várias etapas e consultas ao dentista para que o quadro seja definitivamente solucionado.

Após aplicar a anestesia, o odontologista realiza uma abertura no dente que receberá o tratamento. Por essa abertura, a polpa dentária morta ou infeccionada é extraída. Em seguida, os canais dentários e o espaço pulpar são esvaziados e limpos para receber o preenchimento.

Na segunda parte do tratamento é realizado o fechamento do dente. O material próprio para o preenchimento é aplicado em cada um dos canais dentários, que são cimentados e podem receber pinos de plástico ou metal, garantindo a resistência do dente tratado. Para finalizar, o dente que passou pelo tratamento de endodontia recebe uma coroa para que fique com um aspecto natural.

 

O que causa cáries?
As cáries dentárias resultam da degradação de açúcares e sua transformação em ácidos que corroem a porção mineralizada dos dentes. O flúor e o cálcio inibem esse processo. Quando não se faz uma escovação correta dos dentes, acumulam-se neles restos de alimentos e as bactérias que vivem na boca aderem-se a eles, formando a placa bacteriana que se deposita sobre os dentes, onde os açúcares dos restos de alimentos são transformados em ácidos, que corroem o esmalte dos dentes, formando uma cavidade, que é a cárie propriamente dita.

Alta tecnologia e profissionais qualificados

Agende uma consulta sem compromisso.
Ligue para (55) 3025-5346 ou mande um e-mail.

 

Tratamentos

Conheça todos os nossos tratamentos

Endodontia (Canal)

A endodontia também é conhecida popularmente como tratamento de canal e consiste na remoção do tecido mole que se encontra no canal do dente.

Clínica Geral

Na clínica geral realizamos o diagnóstico, prevenção e tratamento de uma ampla variedade de problemas relacionados a saúde bucal.

Implantodontia

Técnica utilizada nos implantes dentários para repor dentes perdidos por causas diversas, é um tratamento definitivo para a perda dentária.

Periodontia

Especialidade odontológica responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes.

Estética Facial

Realizamos procedimentos estéticos para harmonizar a estética facial. Reduzimos as linhas de expressão, minimizando rugas resultantes da mímica...

Estética Dental

Além da saúde bucal, um visual agradável em relação à aparência do seu sorriso é imprescindível na apresentação pessoal.

Odontopediatria

É o tratamento odontológico específico para crianças até os 12 anos, com orientações aos pais desde a gestação.

Ortodontia

A ortodontia é a especialidade da odontologia que trata os problemas de mordidas erradas, desalinhamento, falta de espaço para os dentes e as...